page view

Diretora de estilo da Vogue obrigada a pedir demissão após acusação de racismo

Donata Meirelles, da Vogue Brasil, está a ser acusada de recriar uma fotografia da altura do Brasil colonial.

15 de fevereiro de 2019 às 16:38

A diretora de estilo da Vogue Brasil e socialite Donata Meirelles está a ser acusada de racismo depois de publicar uma fotografia polémica no Instagram.

Na festa de aniversário de 50 anos de idade, Donata surge sentada numa cadeira que parece um trono ao lado de duas mulheres negras, com trajes baianos, o que lembrou a famosa imagem 'a senhora da família Costa Carvalho na liteira com dois escravos'.

Muitos interpretaram também a fotografia como "a sinhá e suas mucamas". 

Ver esta publicação no Instagram

"(...)Já as escravas de casas ricas eram adornadas por seus próprios senhores. Quando saíam para as ruas acompanhando suas senhoras ou crianças, eram exibidas em trajes finos e carregadas de joias.A própria escrava era um objeto de ostentação do dono, um objeto de luxo a ser mostrado publicamente". Trecho do livro Jóias de Crioula de Laura Cunha e Thomas Milz. A primeira foto foi tirada em 1860. De acordo com @edercansino a foto que faz parte do acervo do @imoreirasalles, intitulada "senhora da família Costa Carvalho na liteira com dois escravos" foi feita na Bahia por fotógrafo desconhecido. A segunda imagem é de 2019 mesmo. #sóeuacheiestranho #Bahiaterradafelicidade #ritadeixederecalque #passeodedinhoprolado #osprincípiosacimadaspersonalidades #qualquersemelhança #nãoémeracoincidência

Uma publicação partilhada por ritabatista (@ritabatista) a

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8