Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Distúrbios provocam três mortos em Birmingham

Três pessoas morreram em Birmingham, Inglaterra, durante mais uma noite de confrontos entre desordeiros e a polícia, subindo assim para quatro o número de mortos relacionados com os incidentes iniciados há quatro dias.
10 de Agosto de 2011 às 08:24
Distúrbios em Inglaterra alastraram a mais cidades
Distúrbios em Inglaterra alastraram a mais cidades FOTO: Lusa

Os três mortos em Birmingham foram provocados por um atropelamento violento e foi detido um suspeito, embora haja ainda dúvidas sobre a relação do acidente com os motins.

Em Londres, a situação esteve mais calma na noite passada, com cerca de 16 mil agentes da polícia a patrulharem as ruas devido aos saques e pilhagens que já levaram à detenção de 685 pessoas.

Mas a violência alastrou a Manchester Birmingham e Liverpool, onde milhares de desordeiros enfrentaram a polícia nas ruas. Em Manchester, os desordeiros entraram num centro comercial e pilharam diversas lojas, tendo ainda pegado fogos a diversos edifícios e viaturas e atacado um câmara da BBC. A polícia deteve 47 pessoas
"É gente que não tem nada para protestar, são simplesmente actos criminosos, os piores que já vi", afirmou o sub-comissãrio da polícia, Gary Shewan.

Em Birmingham e arredores foram detidas 80 pessoas e em Liverpool houve 37 detenções. Houve ainda distúrbios em Leicester, Miltton Keynes, Gloucester e Nottingham, onde os desordeiros pegaram fogo a uma agente policial.

Os problemas começaram sábado em Londres durante protestos contra a morte de Mark Duggan, um negro de 29 anos com ligações ao mundo do crime que foi morto pela polícia.

Inglaterra distúrbios
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)