Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Doença afasta Papa das celebrações da Semana Santa

Francisco sentiu falta de ar e acabou internado no Hospital Gemelli. Está a recuperar bem, mas não se sabe quando terá alta.
Paulo João Santos 31 de Março de 2023 às 01:30
Papa Francisco
Francisco encontra-se internado desde quarta-feira no Hospital Gemelli, em Roma
JMJ vai decorrer em Lisboa
João Paulo II perdeu a voz 
na janela do Vaticano
Papa Francisco
Francisco encontra-se internado desde quarta-feira no Hospital Gemelli, em Roma
JMJ vai decorrer em Lisboa
João Paulo II perdeu a voz 
na janela do Vaticano
Papa Francisco
Francisco encontra-se internado desde quarta-feira no Hospital Gemelli, em Roma
JMJ vai decorrer em Lisboa
João Paulo II perdeu a voz 
na janela do Vaticano
O Papa está a recuperar bem da infeção respiratória que obrigou ao seu internamento, na tarde da passada quarta-feira, com queixas de falta de ar. “Sua Santidade descansou bem durante a noite. O quadro clínico apresenta uma melhoria e o tratamento está a decorrer conforme planeado”, disse esta quinta-feira o porta-voz do Vaticano, em comunicado. “Esta manhã [esta quinta-feira], depois do café da manhã, leu alguns jornais e retomou o trabalho”, acrescentou Matteo Bruni. Revelou, ainda, que o Santo Padre não está confinado à cama e que rezou na pequena capela dentro da sua suíte particular no Hospital Gemelli, em Roma, onde chegou de ambulância e ficou internado após a realização de vários exames.

Descartada a possibilidade de ter Covid, os médicos também afastaram a existência de problemas cardíacos, como avançou alguma imprensa italiana, bem como pneumonia. Foi-lhe diagnosticada uma bronquite aguda e está a ser tratado com antibióticos.

A evolução positiva do estado de saúde do chefe da Igreja Católica não lhe permite, contudo, estar em condições físicas para presidir às cerimónias da Semana Santa, que começam este fim de semana com o Domingo de Ramos e culminam com a Páscoa, a 9 de abril – repetindo-se o cenário de 2022, também por razões de saúde. O ano passado, problemas no joelho direito, que se arrastam já há algum tempo e o obrigam a deslocar-se com a ajuda de uma bengala e em cadeira de rodas, impediram-no de participar em todos os eventos da semana pascal. Este ano não participa em nenhum.

Mas a grande questão que se coloca neste momento é se Mario Bergoglio estará em condições de presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa, marcada para a primeira semana de agosto e que deverá reunir no Parque Tejo um milhão e meio de jovens de todo o Mundo. Uma dúvida que o principal responsável pelo evento, D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ, se recusa a considerar. “Não há plano B, nem C, nem D. A Jornada acontecerá com o Papa”, afirmou esta quinta-feira ao CM. Além de Lisboa, está prevista uma deslocação a Fátima.

PORMENORES
REMOÇÃO 
de pulmão
Tinha 21 anos quando Francisco teve de remover parte de um pulmão devido a uma pneumonia grave e três quistos no pulmão.

submetido a cirurgia
Em julho de 2021, o Papa foi operado ao cólon. A operação visou tratar uma estenose diverticular sintomática, uma inflamação dos tecidos do cólon que provoca dor abdominal recorrente, inchaço e dificuldades nos movimentos intestinais.

OUTRAS DOENÇAS DE FRANCISCO
O Papa sofre de osteoartrite, também conhecida por artrose, no joelho direito, e de dor ciática. Usa sapatos ortopédicos para facilitar a caminhada e corrigir a postura do quadril.

Porta aberta
A resignação do Papa Francisco é um tema recorrente, dados os problemas de saúde. Uma porta aberta por Bento XVI e que Francisco não fecha.

Segunda visita do Papa Francisco
Ainda não foi revelada a agenda de Francisco para a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, que decorrerá no Parque Tejo entre 1 e 6 de agosto deste ano. Sabe-se, contudo, que é desejo do Papa aproveitar a sua presença em Portugal para uma visita a Fátima. Francisco esteve no santuário mariano da Cova da Iria na peregrinação do 13 de Maio de 2017.

O sofrimento de Karol Wojtyla
Foi nas celebrações pascais de 2005 que os católicos de todo o Mundo perceberam o estado de enorme debilidade em que se encontrava João Paulo II. Momentos de dor e angústia de um Papa sem voz e em grande sofrimento. Karol Wojtyla morreu um mês depois, a 2 de abril, com 84 anos. Subiu aos altares do Mundo a 27 de abril de 2014.
Hospital Gemelli Papa Roma Vaticano Matteo Bruni Santo Padre Lisboa Mundo Francisco Jornada Mundial da Juventude
Ver comentários
C-Studio