Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Doença misteriosa mata na China

As autoridades chinesas estão a investigar uma misteriosa doença que já causou pelo menos 17 mortos de um total de cerca de 60 pessoas afectadas. Todas as vítimas são camponeses da província de Sichuan, na região sudoeste da China.
25 de Julho de 2005 às 09:02
Doença misteriosa mata na China
Doença misteriosa mata na China FOTO: d.r.
O governador local já desmentiu que a doença possa estar relacionada com a chamada gripe das aves ou com a Síndroma Respiratória Aguda (SRAS), a chamada pneumonia atípica, adiantando que as vítimas estiveram em contacto com cadáveres de porcos e ovelhas.
Segundo um porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença não parece ter tendência a evoluir para uma epidemia do tipo da SRAS, que em 2002 alastrou a 30 países infectando cerca de 8.500 pessoas e causando 800 mortos, ou a gripe das aves, que matou mais de meia centena de pessoas na Ásia no final de 2003.
Ao que apuraram até ao momento as autoridades sanitárias chinesas, a doença, que provoca febre, náuseas e hemorragias, poderá ser causada por um estreptococo (bactéria) habitualmente propagado entre os porcos. A zona afectada está sob estreita vigilância das autoridades.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)