Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Dois soldados franceses mortos na República Centro Africana

Tropas francesas estão no país desde o fim de semana.
10 de Dezembro de 2013 às 09:17
Tropas francesas já começaram a desarmar os rebeldes
Tropas francesas já começaram a desarmar os rebeldes FOTO: AFP/Getty Images

Dois soldados franceses foram mortos, esta madrugada, na capital da República Centro-Africana, informou esta terça-feira a presidência francesa, ao reportar as primeiras baixas desde o envio de tropas francesas para aquele país, na semana passada.

"É com muita tristeza que o Presidente tomou conhecimento das mortes em combate de dois soldados franceses esta noite em Bangui", refere um comunicado da Presidência da República francesa.

As tropas francesas estacionadas desde o fim de semana na República Centro Africana (RCA) já começaram a desarmar os rebeldes, mas a tarefa não vai ser fácil, advertiu na segunda-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Laurent Fabius.

A França está a enviar 1.600 soldados para a sua antiga colónia, que mergulhou no caos desde que os rebeles tomaram o poder, havendo relatos de que decorrem violações e mortes em lugares públicos em larga escala.

O Presidente francês, Francois Hollande, que está na África do Sul para as cerimónias fúnebres do antigo Presidente Nelson Mandela, viaja hoje para Bangui, indicou a agência noticiosa AFP.

O envio de tropas francesas para África acontece pela segunda vez este ano, depois do Mali, país onde os franceses intervieram para parar a violência entre islamitas e rebeldes tuaregues na capital, Bamako.

soldados França mortos República Centro Africana tropas capital
Ver comentários