Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Dois terroristas detidos em avião

A polícia alemã abordou ontem um avião da KLM que se preparava para descolar do aeroporto de Colónia-Bona com destino a Amesterdão e prendeu dois suspeitos de terrorismo. Os detidos são dois jovens islâmicos, um deles somali e o outro alemãonascidoemMogadíscio. Fontes policiais asseguram que nenhum deles estava armado, pelo que não é provável que tivessem planos para sequestrar o avião.
27 de Setembro de 2008 às 00:30
Após a captura dos suspeitos, os passageiros foram retirados do avião para permitir a inspecção de todas as bagagens embarcadas
Após a captura dos suspeitos, os passageiros foram retirados do avião para permitir a inspecção de todas as bagagens embarcadas FOTO: Ina Fassbender

"Foi uma detenção sem nada de espectacular, não envolveu forças especiais e os suspeitos não ofereceram qualquer resistência", afirmou um porta-voz da polícia estadual da Renânia do Norte-Vestfália, negando notícias segundo as quais houve um cerco ao avião por parte de uma força de intervenção.

Os 40 passageiros do voo KL1804 foram retirados da aeronave para ser realizada uma inspecção à bagagem. Com cerca de uma hora e meia de atraso o voo foi autorizado a partir rumo à Holanda.

Fontes policiais afirmam que os dois suspeitos, de 23 e 24 anos, deixaram cartas de despedida, indício de que preparavam acções suicidas, e na bagagem foram encontrados documentos reveladores de intenções terroristas.

"Aparentemente estavam a caminho de um campo de treino, possivelmente no Paquistão ou Afeganistão", afirmou o perito em terrorismo Rolf Tophoven, para quem a origem dos detidos não surpreende. "A Somália é há tempo um local onde comandos da al-Qaeda permanecem e se organizam", explicou.

Asautoridadesinvestigama possível relação dos suspeitos com radicais da região de Sauerland, no Sudeste da Renânia do Norte-Vestfália, três dos quais foram detidos em 2007.

ALVOS NOS EUA

Em Setembro de 2007 foram detidos três suspeitos que preparavam atentados de grande envergadura contra alvos norte-americanos na Alemanha.

A imprensa alemã afirma que os alvos possíveis eram a base aérea de Ramstein ou o aeroporto de Frankfurt.

MAIS DADOS

Ordem de captura

Na quinta-feira as autoridades alemãs emitiram uma ordem de captura do muçulmano alemão Eric Breininger e do libanês Houssain Al M.

Mais dureza legal

O ministro alemão do Interior, Wolfgang Schaeuble, pediu a adopção de medidas mais rigorosas de combate ao terrorismo e propôs o aumento dos meios de videovigilância.

Lista de suspeitos

As autoridades alemãs procuram dez suspeitos com possíveis ligações a um plano para atacar alvos dos EUA na Alemanha desarticulado em 2007.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)