Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Donald Rumsfeld pressiona aliados da NATO

O secretário de estado da Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld vi tentar pressionar os aliados da NATO, esta terça-feira, para desistir das restrições às tropas em determinados procedimentos no Afeganistão e noutras missões conjuntas, afirmaram fontes norte-americanas.
13 de Setembro de 2005 às 16:19
Rumsfeld, que se reúne esta terça-feira em Berlim com os seus homólogos, vai apelar aos aliados que “desistam” das restrições sobre aquilo que as tropas podem ou não podem fazer. “Um comandante no terreno tem que saber quando tem um problema de segurança ou um problema de estabilidade para resolver e necessita fazer uso das forças para levar a cabo as missões que lhes são confiadas”, afirmaram fontes próximas de Rumsfeld.
Os EUA pretendem ainda que seja criado um fundo comum para ser usado em operações para aliviar os países que têm um papel directo nas missões actuais. Rumsfeld vai ainda agradecer a ajuda dos seus aliados da NATO na catástrofe que assolou a Louisiana e o Mississipi depois da passagem do furacão ‘Katrina’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)