Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6
Siga o CM no WhatsApp e acompanhe as principais notícias da atualidade Seguir

Donald Trump já está no tribunal de Nova Iorque para primeira audiência do julgamento sobre práticas empresariais

Republicano é acusado de fornecer dados falsos sobre os seus ganhos durante cerca de uma década.
Correio da Manhã e Lusa 2 de Outubro de 2023 às 14:55
Donald Trump
Donald Trump FOTO: Jonathan Ernst/ Reuters
O ex-presidente dos Estados Unidos da América (EUA) Donald Trump já chegou ao tribunal, em Nova Iorque, para enfrentar a primeira audiência num julgamento civil sobre as suas práticas empresariais.

Na passada terça-feira, o republicano foi considerado responsável por crimes de fraude. Trump é acusado de fornecer dados falsos sobre os seus ganhos durante cerca de uma década.

O juiz também ordenou o cancelamento dos certificados de negócios da empresa familiar de Trump. 

Trump diz que o julgamento é uma "caça às bruxas" politicamente motivada

O ex-presidente dos EUA classificou esta segunda-feira o seu julgamento como uma "caça às bruxas" politicamente motivada.

"Isto é a continuação da maior caça às bruxas de todos os tempos", disse Trump quando compareceu voluntariamente em tribunal, prometendo defender a sua reputação, num julgamento que poderá custar-lhe o controlo do edifício Trump Tower e de outras propriedades valiosas.

"Isto é um golpe. É uma farsa", disse o ex-presidente Republicano, reiterando as alegações de que o processo da procuradora-geral de Nova Iorque, Letitia James, é uma tentativa politicamente motivada de impedir o seu regresso à Casa Branca.

Julgamento contra Trump durará até 22 de dezembro

O julgamento civil contra o ex-presidente norte-americano durará até 22 de dezembro, confirmou esta segunda-feira o juiz que lidera o processo, Arthur Engoron.

Engoron anunciou a data na abertura do julgamento contra Trump num tribunal de Nova Iorque, numa sessão em que o magnata compareceu pessoalmente para assistir à exposição dos argumentos da sua defesa e insistir na validade das suas declarações financeiras e no valor de suas propriedades.

Na semana passada, o juiz já havia declarado os réus responsáveis pela acusação de fraude numa decisão sumária, pelo que o que será resolvido nos próximos três meses são acusações relacionadas ao caso, como falsificação de dados económicos, e uma compensação por danos, que a Procuradoria fixou em cerca de 250 milhões de dólares (cerca de 230 milhões de euros.

Opositores de Trump dizem que "tempo acabou" em protesto em frente a tribunal

O julgamento arrancou sem qualquer manifestação organizada de apoio ao ex-presidente à porta do tribunal de Nova Iorque, mas durante a manhã ouviram-se de alguns transeuntes gritos de "força Trump".

A polícia de Nova Iorque montou um grande dispositivo de segurança prevendo possíveis protestos contra e a favor de Trump, e até possíveis confrontos, mas a adesão foi baixa do lado dos opositores e praticamente nula por parte dos apoiantes.

À porta do tribunal fizeram-se ouvir sobretudo dezenas de manifestantes anti-Trump, para dizer que "ninguém está acima da lei" e que o "tempo acabou" para o ex-presidente norte-americano.

Donald Trump Estados Unidos crime lei e justiça
Ver comentários
C-Studio