Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Doze mortos em atentado contra o embaixador dos Emirados na Somália

A maioria das vítimas são civis e militares dos Emiratos Árabes Unidos.
24 de Junho de 2015 às 15:13
Este é o segundo atentado com vítimas de Al Shabab desde o início do Ramadão
Este é o segundo atentado com vítimas de Al Shabab desde o início do Ramadão FOTO: Reuters

Pelo menos 12 pessoas morreram esta quarta-feira na capital da Somália num atentado suicida com um carro bomba contra o embaixador dos Emiratos Árabes Unidos em Mogadíscio, que sobreviveu à explosão, divulgou a EFE.

Os terroristas, supostos militantes do grupo extremista 'jihadista' Al Shabab, embateram deliberadamente contra uma coluna de escolta automóvel de funcionários diplomáticos quando esta passava em frente à embaixada da Turquia.

A maioria das vítimas são civis e militares dos Emiratos Árabes Unidos que escoltavam o embaixador Mohamed Al-Cutmani.

O ataque foi reivindicado na página da Internet 'Calamada', do grupo terrorista 'jihadista', onde referem ter-se tratado de uma ação contra "os apóstolos" não africanos.

Os Emiratos Árabes Unidos demonstraram recentemente o seu apoio ao Governo Federal da Somália com donativos de equipamentos militares e a organização de um campo de preparação militar para o seu exército.

Este é o segundo atentado com vítimas de Al Shabab desde o início do Ramadão, após o último ataque na região de Galgaduud, no centro da Somália, em que no mínimo nove pessoas morreram, incluindo vários soldados da Missão da União Africana no país (AMISON).

Foram feitas ameaças pelo porta-voz do grupo extremista, Sheikh Abdiaziz Abú Musab, de aumentar os atentados durante este mês de celebrações sagradas para os muçulmanos. Ordenou ainda "a todos os soldados 'jihadistas' para começarem a luta e imolarem-se junto às áreas controladas pelo Governo".

O grupo Al Shabab já cometeu numerosos atentados terroristas contra políticos de alto nível e representantes governamentais na Somália, onde controla parte do território. 

Somália embaixador dos Emiratos Árabes Unidos Mogadíscio Al Shabab embaixada da Turquia terrorismo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)