Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

DUPLICA NÚMERO DE VÍTIMAS NO HAITI

O número de mortos e desaparecidos provocados pela passagem da tempestade tropical 'Jeanne' pelo Haiti aumenta a cada dia, à medida que as equipas de socorro vão alcançando as aldeias isoladas e confirmando a trágica realidade. Poderão ter morrido mais de duas mil pessoas.
24 de Setembro de 2004 às 00:00
Uma parte do auxílio começa a chegar às populações isoladas
Uma parte do auxílio começa a chegar às populações isoladas FOTO: Alexander Demianchuk
O último balanço divulgado pelas autoridades apontava ontem para pelo menos 1070 mortos e cerca de 1250 desaparecidos. Só na região de Gonaives, a mais afectada, foram recuperados até ao momento 1013 corpos, dos quais apenas algumas dezenas puderam ser identificados. Em várias localidades, os corpos são imediatamente enterrados em valas comuns, pelo que talvez nunca seja possível conhecer as verdadeiras dimensões da tragédia.
O 'Jeanne', que passou de tempestade tropical a furacão, voltou entretanto a ganhar força no mar das Caraíbas e dirige-se agora para a costa norte-americana, igualmente ameaçada pelo renovado furacão 'Ivan', que se julgava dissipado depois de ter fustigado as Caraíbas e a costa do Alabama, há duas semanas. O 'Ivan' poderá atingir novamente os EUA, nos próximos dias, nas regiões da Louisiana e do Texas. Os meteorologistas seguem ainda atentamente a trajectória do furacão 'Karl' e da depressão tropical 'Lisa', que por enquanto não ameaçam terra.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)