Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

DUPLO ATENTADO EM ISRAEL

Pelo menos nove pessoas perderam a vida e outras 20 ficaram feridas, quatro delas com gravidade, em resultado de um duplo atentado ocorrido este domingo na cidade de Jerusalém, segundo dados divulgados pela rádio pública israelita.
18 de Maio de 2003 às 11:51
Um dos alvos foi um autocarro de passageiros
Um dos alvos foi um autocarro de passageiros
Os ataques registaram-se horas depois de uma reunião do primeiro-ministro israelita, Ariel Sharon, com o seu homólogo palestiniano, Mahmoud Abbas, também conhecido como Abu Mazen, para estudar a aplicação do “Roteiro de Paz” para o Médio Oriente proposta pelo quarteto formado pelos EUA, UE, ONU e Rússia.
O primeiro ataque verificou-se pouco antes das 06h00 locais (03h00 em Portugal continental) no bairro israelita de French Hill, no centro da cidade, quando um bombista suicida fez deflagrar a carga explosiva que transportava colada ao corpo no interior de um autocarro. O atentado causou a morte a oito pessoas, incluindo o bombista, e 20 feridos.
Cerca de meia hora mais tarde, um outro suicida fez explodir uma segunda bomba junto a um controlo da Polícia perto do bairro judeu de Dahit al-Barid, quando o dispositivo policial aí montado desconfiou das suas intenções e o obrigou a parar. A única vítima deste segundo atentado foi o próprio bombista.
Em consequência destes dois atentados, Ariel Sharon cancelou uma viagem que tinha programada a Washington, onde deveria encontrar-se, na próxima terça-feira com o presidente dos EUA, George W. Bush, para abordar o plano de paz do Médio Oriente, de forma a poder comandar pessoalmente a resposta a dar aos ataques.
A primeira medida ordenada pelo governo israelita foi a imposição do recolher obrigatório na cidade cisjordana de Ramallah, onde foram montados vários postos de controlo, para tentar deter os responsáveis pelo planeamento do duplo atentado. O ministro da Informação palestiniano, Nabil Amr, condenou os ataques e pediu a Israel para “moderar” as suas reacções.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)