Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Durão: Armstrong foi "fonte de inspiração para a humanidade”

O presidente da Comissão Europeia homenageou neste domingo Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar a Lua, falecido no sábado aos 82 anos, afirmando que os seus feitos são e continuarão a ser uma "fonte de inspiração para a humanidade".
26 de Agosto de 2012 às 15:19
A missão do Apollo 11 "converteu-se num poderoso símbolo para quem quer explorar o desconhecido e tornar realidade os sonhos", disse Barroso
A missão do Apollo 11 'converteu-se num poderoso símbolo para quem quer explorar o desconhecido e tornar realidade os sonhos', disse Barroso FOTO: António Silva/Lusa

Num comunicado divulgado neste domingo e citado pela Efe, José Manuel Durão Barroso expressa a sua "tristeza" pela morte do astronauta norte-americano, referindo que, tal como muitas pessoas em todo o mundo, recorda perfeitamente a noite de Julho de 1969 quando Neil Armstrong e o seu companheiro Buzz Aldrin aterraram no "Mar da Tranquilidade".

A missão do Apollo 11 "converteu-se num poderoso símbolo para quem quer explorar o desconhecido e tornar realidade os sonhos", acrescentou Barroso.

Neil Armstrong "deixou uma marca eterna nas nossas memórias. Os seus feitos [...] continuam a ser uma fonte de inspiração para toda a humanidade", afirmou ainda o presidente da Comissão Europeia, que enviou as "mais sentidas condolências" à família do astronauta e aos norte-americanos.

Neil Armstrong faleceu na sequência de complicações após uma cirurgia cardiovascular, segundo uma fonte da família.

O astronauta Neil Armstrong e o seu companheiro da Apollo 11, Buzz Aldrin, foram os primeiros homens a caminhar na lua, a 20 de Julho de 1969.

Ficaram célebres as palavras de Armstrong quando deu os primeiros passos na lua: "É um pequeno passo para o homem, mas um salto gigante para a Humanidade."

neil armstrong durão barroso espaço lua astronauta óbito
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)