Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Durão Barroso: Bruxelas pronta para intervir "rapidamente" em Espanha

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse este sábado que Bruxelas está pronta para responder "rapidamente" a um pedido de ajuda de Espanha.

9 de Junho de 2012 às 20:57
"A Comissão está pronta para avançar rapidamente com a avaliação necessária no terreno",afirmou Durão Barroso em comunicado
'A Comissão está pronta para avançar rapidamente com a avaliação necessária no terreno',afirmou Durão Barroso em comunicado FOTO: EPA

Num comunicado divulgado este sábado em Bruxelas, após o anúncio de que Madrid tenciona pedir um resgate financeiro à zona euro e da resposta positiva já avançada pelo Eurogrupo, José Manuel Durão Barroso garantiu que Bruxelas está pronta para cumprir a sua parte.

"A Comissão está pronta para avançar rapidamente com a avaliação necessária no terreno, em estreita ligação com o Banco Central Europeu, a Autoridade Bancária Europeia e o Fundo Monetário Internacional, e para propor a condicionalidade adequada para o sector financeiro", disse, num comunicado subscrito também pelo comissário europeu para os Assuntos Financeiros, Olli Rehn.

José Manuel Durão Barroso sublinhou ainda acreditar que, com a "reestruturação exaustiva do sector bancário" - a par das reformas estruturais e a consolidação orçamental em curso –, a Espanha poderá recuperar gradualmente "a confiança dos investidores e dos participantes nos mercados".

A ajuda externa a Espanha deverá ascender aos 100 mil milhões de euros, anunciou este sábado o Eurogrupo e será canalizada para o país através do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), sob condições como o controlo do défice.
O governo espanhol vai pedir um resgate financeiro para ajudar a banca do país, anunciou este sábado o ministro da Economia espanhol, num programa de auxílio que, segundo o comunicado do Eurogrupo, condiciona a ajuda a reformas no sector financeiro, e será acompanhado pelo Fundo Monetário Internacional.

durão barroso comissão europeia ajuda externa espanha bancos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)