Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Durão Barroso encontra-se com o governo e oposição na Birmânia

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, reuniu-se hoje na Birmânia com o Governo e com a líder da oposição, Aung San Suu Kyi.
3 de Novembro de 2012 às 15:54
Durão Barroso, Comissão Europeia, Birmânia
Durão Barroso, Comissão Europeia, Birmânia FOTO: Lusa

As relações bilaterais e os distúrbios na zona Oeste da Birmânia foram alguns assuntos discutidos por Durão Barroso em Naypiydaw, a nova capital do país.

A União Europeia concedeu 150 milhões de euros ao país para projectos de ajuda e desenvolvimento das sociedades rurais.

Os últimos distúrbios foram um dos temas abordados com as autoridades. Pelo menos 89 pessoas foram mortas e outras 32 mil perderam as casas onde viviam nos confrontos recentes entre budistas e a minoria muçulmana na zona de Rakhine, que faz fronteira com o Bangladesh.

Barroso deslocou-se depois a Rangun, a antiga capital, a cerca de 350 quilómetros de Naypyidaw, onde inaugurou o novo Centro para a Paz, uma instituição que vai prestar apoio técnico e assistência ao processo de paz entre o governo e os vários grupos de guerrilha existentes no país.

A visita do presidente da Comissão Europeia à Birmânia realiza-se numa altura em que o país abandona um período de regimes militares que se prolongou durante os últimos cinquenta anos.

Durão Barroso termina a visita ao país no domingo, altura em que se desloca à Tailândia para uma curta visita e na segunda-feira vai estar em Vientiane, capital do Laos, onde se vai realizar a 9ª Cimeira Ásia-Europa (ASEM).

Durão Barroso Comissão Europeia Birmânia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)