Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Economia francesa regressou ao crescimento

Dados relativos ao 3.º trimestre.
23 de Dezembro de 2014 às 10:21
Michel Sapin tinha indicado que a economia francesa cresceria em torno dos 0,4% no final do ano
Michel Sapin tinha indicado que a economia francesa cresceria em torno dos 0,4% no final do ano FOTO: Gonzalo Fuentes/Reuters

O Instituto Nacional de Estatística francês (INSEE) confirmou esta terça-feira que a economia francesa, que estagnou no primeiro trimestre e recuou 0,1% no segundo, recuperou 0,3% no terceiro trimestre, sustentada pelos gastos das administrações públicas. 


Os dados detalhados do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, divulgados esta terça-feira pelo INSEE, confirmam a previsão que a instituição tinha feito em meados de novembro e depois da qual o ministro das Finanças francês, Michel Sapin, tinha indicado que a economia francesa cresceria em torno dos 0,4% no final do ano. 


O acréscimo dos gastos das administrações públicas francesas, de 0,4% nos dois primeiros trimestres, acelerou para 0,6% no terceiro trimestre, indicou o INSEE, atribuindo este aumento especialmente à subida das prestações sociais. 


O consumo dos particulares aumentou 0,3% no terceiro trimestre, depois de ter subido 0,5% nos três meses anteriores, enquanto o investimento contraiu-se 0,6% no terceiro trimestre, contra um recuo de 0,8% no trimestre anterior. 


As exportações, que estagnaram no segundo trimestre, depois de terem aumentado 0,6% no primeiro trimestre, cresceram 0,5% no terceiro, enquanto as importações aceleraram 1,3%, depois de terem registado um acréscimo de 0,6% no trimestre anterior. 

economia frança
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)