Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

EL BARADEI PEDE MAIS TEMPO PARA AS INSPECÇÕES

Mohamed El Baradei, director da Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA) e um dos chefes dos inspectores das Nações Unidas no Iraque, apelou hoje ao prosseguimento das inspecções, no dia em que Hans Blix vai apresentar no Conselho de Segurança da ONU, o último relatório sobre o desarmamento levado a cabo pelas autoridades iraquianas.
7 de Março de 2003 às 15:17
“As inspecções sobre as armas nucleares no Iraque estão a fazer progressos assinaláveis”, refere o director-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AEIA), na edição de sexta-feira do jornal norte-americano “Wall Street”.

De acordo com Mohamed El Baradei, “ainda não foram encontradas provas substânciais sobre a reactivação do programa de armas nucleares no Iraque”. Nos últimos três meses as autoridades iraquianas permitiram o acesso a todas as instalações “sem condições, demora, e colocaram à disposição dos inspectores documentos que foram solicitados”, referiu o responsável da AEIA.

O relatório que hoje vai ser apresentado na ONU, segundo El Baradei, aborda questões como a utilização de tubos de alumínio e ímanes de forte potência para enriquecer urânio(matéria altamente radioactiva), ou as tentativas do Iraque importar urânio do Níger
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)