Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Embaixador dos EUA "aplaude as medidas" portuguesas

O embaixador dos Estados Unidos em Portugal, Allan Katz, sublinhou este sábado que o governo norte-americano "aplaude as medidas" que estão a ser tomadas pelo governo português face a uma "situação difícil".
16 de Julho de 2011 às 14:13
Os Estados Unidos "não estão na situação da Grécia nem de Portugal", afirmou Obama
Os Estados Unidos 'não estão na situação da Grécia nem de Portugal', afirmou Obama FOTO: Reuters

Numa nota enviada à agência Lusa, o embaixador norte-americano faz uma declaração sobre as afirmações feitas na sexta-feira, em Washington, pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a propósito da dívida do país.         

Nessa intervenção, Obama advertiu que o "tempo urge" para aumentar o limite da dívida dos Estados Unidos e evitar o "fim do mundo" do incumprimento, mas ressalvou que os Estados Unidos "não estão nem na situação da Grécia nem de Portugal".          

O embaixador dos Estados Unidos em Portugal, numa breve declaração divulgada este sábado, ressalva que, apesar de não poder falar pelo presidente norte-americano, "se olharmos para o contexto das afirmações, [Barack Obama] estava a referir-se ao actual debate em aumentar o tecto da dívida dos Estados Unidos".         

Esta situação "é diferente da actual situação em Portugal ou na Grécia", considera o embaixador. "O governo dos Estados Unidos reconhece a difícil situação que Portugal enfrenta e aplaude as medidas difíceis tomadas pelo País", acrescenta Allan Katz no comunicado.         

obama eua embaixador allan katz dívida crítica
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)