Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

EMBOSCADA MATA AMERICANO NO IRAQUE

Um soldado norte-americano morreu e dois outros ficaram feridos num ataque à bomba contra uma coluna militar da 4ª Divisão de Infantaria em Baquba, a nordeste de Bagdad, capital do Iraque.
11 de Agosto de 2003 às 11:55
EMBOSCADA MATA AMERICANO NO IRAQUE
EMBOSCADA MATA AMERICANO NO IRAQUE FOTO: cm
O ataque ocorreu cerca das 22h00 de ontem, quando uma bomba foi detonada á passagem da coluna militar norte-americana em Baquba, cidade situada no chamado Triângulo Sunita e onde os soldados ocidentais têm sido frequentemente atacados.
O balanço da emboscada de ontem eleva para 56 o número de soldados norte-americanos mortos devido à acção hostil da resistência iraquiana desde o passado dia 1 de Maio, data em que o presidente George W. Bush decretou fim das grandes operações de combate no Iraque.
A resistência armada de presumíveis seguidores de Saddam Hussein tem complicado a presença militar norte-americana no Iraque. Essas dificuldades resultam não só em soldados mortos como também na quase impossibilidade de garantir a ordem pública e acelerar o ritmo de reabilitação das infra-estruturas do país. Os civis iraquianos começam a protestar contra a falta de segurança e de bens e serviços essenciais. Na cidade de Bassorá registaram-se dois dias de manifestações e a situação tende a agravar-se com a paralisação da refinaria da cidade, hoje, devido a avaria do seu único gerador... que só será definitivamente resolvida no final de Setembro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)