Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

EMOÇÃO COM CARTA DE PAIS DE SAVIMBI

O 9.o Congresso da UNITA, que decorre desde ontem em Viana, nos arredores de Luanda, começou com um momento de grande emoção: foi lida uma carta dos pais do fundador do movimento, Jonas Savimbi, morto em Fevereiro do ano passado, na qual estes exortam à união.
25 de Junho de 2003 às 00:00
Fátima Roque e Ribeiro e Castro com 'Gato' (à dir)
Fátima Roque e Ribeiro e Castro com 'Gato' (à dir) FOTO: Miguel Souto/Lusa
Lida por Cassiqui Pena, sobrinho de Savimbi, os pais do fundador, que actualmente vivem no Burkina- -Faso, endereçaram felicitações a Isaías Samakuva, Lukamba Gato e Dinho Chingunji pela coragem que manifestaram ao se candidatarem para a liderança do partido e lançaram-lhes um repto: que a UNITA saia mais forte e coesa deste congresso e que a disputa pela liderança não os divida.
Na cerimónia da abertura foram apresentadas as várias delegações estrangeiras, a maior dos quais é a proveniente de Portugal. Estão presentes no congresso o eurodeputado José Ribeiro e Castro, em representação do CDS-PP, Manuel Ramalho, da Nova Democracia e Maria Antónia Palla, do Fórum Português para a Democracia. Ribeiro e Castro arrancou palmas entusiásticas dos congressistas quando, por exemplo, transmitiu "o abraço apertado de Paulo Portas a todos os amigos da UNITA".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)