Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Empresa francesa deixa de vender aquários redondos porque diz que enlouquecem os peixes

Peixes dourados podem viver até 30 anos em grandes aquários, mas em pequenos recipientes morrem dentro de semanas ou meses.
Correio da Manhã 22 de Janeiro de 2022 às 22:03
Empresa francesa deixa de vender aquários redondos porque diz que enlouquecem os peixes
Empresa francesa deixa de vender aquários redondos porque diz que enlouquecem os peixes FOTO: Reuters
Um dos principais fornecedores franceses de aquários decidiu parar de vender aquários redondos porque diz que enlouquecem os peixes e matam-nos rapidamente.

A AgroBiothers Laboratoire, líder do mercado francês de produtos para animais de estimação, não venderá mais aquários com capacidade inferior a 15 litros e que não sejam retangulares, pois colocar peixes em pequenos recipientes sem filtragem e oxigenação é um "abuso animal", disse a empresa, citada pela Reuters.

"As pessoas compram um peixinho dourado para os filhos por impulso, mas se soubessem que é uma tortura, não o fariam. Girar uma pequena tigela enlouquece os peixes e mata-os rapidamente", disse o CEO da AgroBiothers, Matthieu Lambeaux, à agência noticiosa.

Os peixes dourados podem viver até 30 anos e crescer até cerca de 25 cm em grandes aquários ou lagos ao ar livre, mas em pequenas tigelas geralmente morrem dentro de semanas ou meses.

De acordo com Matthieu, os peixes dourados são animais sociais que precisam da companhia de outros peixes, espaço amplo e água limpa, e que ter um aquário requer um mínimo de equipamentos e conhecimento.

"Há muita procura por aquários, mas a realidade é que o que oferecemos às crianças é a possibilidade de ver os peixes dourados morrerem lentamente", acrescenta.

AgroBiothers Laboratoire Matthieu Lambeaux ambiente economia (geral) peixes direitos dos animais aquários
Ver comentários