Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Empresas portuguesas e indianas de defesa assinam acordos de cooperação

Assinatura dos acordos de cooperação foi anunciada em comunicado pelo Ministério da Defesa português.
Lusa 13 de Fevereiro de 2020 às 21:05
Marcelo Rebelo de Sousa na Índia
Marcelo Rebelo de Sousa na Índia FOTO: Estela Silva/Lusa
Empresas portuguesas e indianas no domínio das indústrias de defesa assinam três acordos de cooperação, envolvendo tecnologia aeronáutica, espacial e de construção naval, no âmbito da visita de Estado do Presidente da República português à Índia, foi esta quinta-feira divulgado.

A assinatura dos acordos de cooperação foi anunciada em comunicado pelo Ministério da Defesa português, estando a visita de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa à Índia a ser acompanhada pelo secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, e pelo secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

Em causa está uma parceria entre o grupo português CEiiA (Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel) e a empresa indiana HAL "para o desenvolvimento de novos projetos ligados à tecnologia aeronáutica e espacial", aproveitando "a experiência e a competência" adquiridas pelo grupo português, de Matosinhos, neste domínio, "nomeadamente através da participação no projeto de engenharia das aeronaves KC-390", informa o comunicado.

Um outro acordo é estabelecido entre a empresa portuguesa UAVISION e a indiana VEDA Defense Systems, para a "transferência de tecnologia, produção e coprodução de sistemas aéreos não tripulados, ao abrigo do qual será ainda criado um centro de treino para este tipo de aparelhos na Índia, com 'know-how' português".

Estes acordos incluem ainda um protocolo entre os Estaleiros Navais de Peniche e o GOA Shipyard, para a "construção de lanchas rápidas em Portugal e na Índia, com recurso a tecnologia da empresa portuguesa, nomeadamente polímeros nos cascos das embarcações".

Segundo o Ministério da Defesa, "a transferência de tecnologia e coprodução destes equipamentos permitirá explorar oportunidades de negócio em mercados de interesse comum, como o continente africano".

O Presidente da República chegou hoje à capital indiana, para uma visita com um programa concentrado em três dias em que passará por Nova Deli, Mumbai e Goa.

Na sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa reúne-se com o seu homólogo indiano, Ram Nath Kovind, e com o primeiro-ministro Narendra Modi, em Nova Deli.

Marcelo Rebelo de Sousa viajará ainda nesse dia de Nova Deli para Mumbai, o centro económico da Índia, e de lá para o estado de Goa, último ponto da sua visita de Estado à Índia, que termina no domingo.

À chegada a Nova Deli, o Presidente da República afirmou que esta visita se enquadra numa "fase mais executiva" das relações bilaterais e tem como objetivo abrir caminho a "projetos concretos com avanços concretos".

Além dos secretários de Estado da Defesa e da Internacionalização, acompanham também o Presidente da República nesta deslocação o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e deputados de vários partidos.

Portugal e a Índia têm relações históricas com mais de 500 anos, que remontam à chegada do navegador Vasco da Gama ao subcontinente, em 1498.

As relações diplomáticas estiveram cortadas durante perto de 20 anos, durante o período do Estado Novo, e foram restabelecidas após o 25 de Abril de 1974, quando Portugal reconheceu a plena soberania da Índia sobre os antigos territórios portugueses de Goa, Damão, Diu, Dadrá e Nagar Aveli.

Esta será a 17.ª visita de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa e a segunda a um país asiático, depois da República Popular da China, onde esteve no ano passado.

Antes de Marcelo Rebelo de Sousa, fizeram visitas de Estado à Índia os presidentes da República Mário Soares, em 1992, e Aníbal Cavaco Silva, em 2007.

O primeiro-ministro, António Costa, que tem raízes goesas, fez em janeiro de 2017 uma visita à Índia que teve caráter de Estado, recebeu Narendra Modi em Portugal em junho desse mesmo ano e regressou a Nova Deli em dezembro passado, como convidado de honra das cerimónias do 150.º aniversário do nascimento de Mahatma Gandhi.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)