Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Encontrado mamute bebé mumificado no Canadá

Acredita-se que terá sido congelado durante a Idade do Gelo, há mais de 30 mil anos.
Correio da Manhã 26 de Junho de 2022 às 07:44
Nun cho ga
Nun cho ga FOTO: Direitos Reservados
Um bebé mamute mumificado foi encontrado na terça-feira por um grupo de mineiros enquanto trabalhavam nos campos de ouro de Klondike, Yukon, no Canadá. Acredita-se que terá sido congelado durante a Idade do Gelo, há mais de 30 mil anos.

De acordo com um comunicado de imprensa do governo Yukon e Tr'ondek Hwech'in First Nation, citado pelo USA Today News este sábado, as informações iniciais indicam que o mamute seja uma fêmea. "Nun cho ga ['grande animal bebé' na língua Hän] é linda e um dos mais incríveis animais mumificados da Era do Gelo já descobertos no mundo. Estou animado para conhecê-la melhor", referiu Grant Zazula, paleontólogo de Yukon.

Este animal, o "mais bem preservado encontrado na América do Norte, "é um sonho tornado realidade" para Zazula uma vez que está a analisar o "primeiro mamute mumificado quase completo", de acordo com um membro do governo canadiano numa publicação nas redes sociais.

Segundo a National Geographic, os mamutes estiveram na América do Norte, Ásia e Europa desde há cerca de 300 mil anos até há 10 mil anos. Embora a extinção seja atribuída ao homem, uma investigação em 2021 sugeriu que a espécie desapareceu devido às alterações climáticas.




Klondike Canadá Idade do Gelo questões sociais animais economia negócios e finanças
Ver comentários
}