Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Encontrados dois corpos do Airbus (COM VÍDEO)

Equipas militares brasileiras localizaram e recolheram ontem os primeiros dois corpos de vítimas e destroços do Airbus A330 da Air France que desapareceu na semana passada com 228 pessoas a bordo quando fazia a rota Rio-Paris.
7 de Junho de 2009 às 00:30
Elementos da família imperial brasileira rezam em memória de Pedro Luiz de Orléans e Bragança, de 26 anos, uma das vítimas do acidente
Elementos da família imperial brasileira rezam em memória de Pedro Luiz de Orléans e Bragança, de 26 anos, uma das vítimas do acidente FOTO: António Lacerda/Epa

O anúncio foi feito pelo coronel Jorge Amaral, vice-chefe de Comunicação da Força Aérea, segundo o qual os dois corpos são do sexo masculino. Foram recolhidos ainda destroços do aparelho, incluindo um banco azul, uma mala de couro com um bilhete da Air France, máscaras de oxigénio usadas em aviões e uma mochila. Os corpos e os objectos foram encontrados a 69,5 km do local de onde o Airbus emitiu na passada segunda-feira o último alerta de anomalias a bordo, a 900 km da ilha de Fernando de Noronha.

Até agora as autoridades brasileiras e francesas continuam sem uma explicação plausível para a queda do Airbus, que nos últimos quatro minutos de voo emitiu 24 alertas de avaria e falhas técnicas. De um momento para o outro, tudo parou de funcionar. Em Paris, elementos do BEA, organismo de investigação e análise responsável por apurar as causas da tragédia, declararam ontem que nenhum dado até agora analisado permite perceber o porquê de os pilotos terem perdido o controlo do Airbus. Acresce que a tempestade que o avião atravessou, de acordo com os mesmos peritos, era mais fraca do que inicialmente se tinha previsto.

PORMENORES

SENSORES DE VELOCIDADE

A Air France enviou aos seus pilotos um memorando sigiloso no qual anuncia que vai trocar os sensores de velocidade dos aviões de rotas de média e longa distâncias. Para muitos analistas, o documento reforça a tese de falha técnica.

INSPECÇÕES NA TAP

Os 12 Airbus A330 que integram a frota da Transportadora Aérea Portuguesa, de um total de 51 aviões, têm as inspecções em dia e 'estão de boa saúde', segundo afirmou ao CM António Monteiro, director de comunicação da TAP.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)