Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Epidemia de escarlatina em Hong Kong

Hong Kong declarou uma epidemia de escarlatina, doença comum nas crianças, tendo registado 419 casos desde o início do ano, três vezes mais do que em igual período de 2010, anunciaram as autoridades sanitárias da antiga colónia britânica.
21 de Junho de 2011 às 09:29
epidemia, escarlatina, crianças, Hong Kong
epidemia, escarlatina, crianças, Hong Kong FOTO: Agências

De acordo com a investigação aos casos, a epidemia poderá estar ligada  à descoberta de novo surto mortal da doença, avançou hoje o porta-voz do  Centro de Protecção Sanitária de Hong Kong, ao explicar que este é mais  resistente aos antibióticos, tornando-a "invulgarmente contagiosa".  

O anúncio surge depois da morte de uma criança de sete anos, vítima  de escarlatina, no final do mês de maio.  

 

 

A escarlatina é uma doença contagiosa, bastante rara entre os adultos,  provocada pela bactéria "streptocoque", que se caracteriza pela febre e  marcas vermelhas no corpo, e que se cura através de antibióticos.   

 

 

Os médicos recomendam habitualmente o repouso absoluto e isolamento  das crianças doentes de escarlatina durante 15 dias.  

 

 

Hong Kong está particularmente atento às epidemias, uma vez que a antiga  colónia britânica foi dos primeiros territórios a conhecer uma epidemia  da gripe das aves em 1997, com a morte de seis pessoas, vítimas de uma mutação  do vírus, desconhecido à época.  

 

 

 

epidemia escarlatina crianças Hong Kong
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)