Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

ESA lança satélite meteorológico de órbita polar

A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou esta manhã, o lançamento do primeiro satélite meteorológico europeu de órbita polar, o MetOp-A, marcado para o próximo dia 17 de Julho, que se destina a monitorizar a atmosfera terrestre.
11 de Julho de 2006 às 11:24
O MetOp-A tem como objectivo completar a recolha de dados capturados de órbitas geoestacionárias pelos satélites Meteosat, de modo a melhor a qualidade das previsões meteorológicas e as informações climáticas. Este novo satélite pertence a um grupo de três a serem lançados até 2020.
O aparelho pesa cerca de quatro toneladas e mede 6,5 metros. Está equipado com 11 instrumentos com uma maior e melhor capacidade de captação de dados para os meteorologistas e climatologistas. Entre os quais, o espectómetro IASI, para medições de temperatura e humidade, e Gome-2, para detecção do ozono e de concentrações de gases na atmosfera.
De acordo com informações da ESA, o satélite já se encontra na base espacial russa de Baikonur, no Cazaquistão, de onde um foguetão russo Soyul o colocará em órbita. O satélite terá uma rota circular contínua entre o Pólo Norte e o Pólo Sul, a 817 quilómetros da Terra.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)