Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Escócia marca novo referendo sobre independêndia do Reino Unido

Referendo deverá acontecer entre o outono de 2018 e a primavera de 2019.
13 de Março de 2017 às 11:52
FOTO: Reuters

A Escócia vai voltar a fazer um referendo sobre a independência do Reino Unido, confirmou esta segunda-feira a primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon. 

A nova votação deverá acontecer entre o outono de 2018 e a primavera de 2019. 

Nicola anunciou a medida numa altura em que Theresa May se prepara para começar a negociar o Brexit. 

A primeira-ministra escocesa explicou a decisão, dizendo que o Reino Unido "não se mexeu nem um milímetro no sentido de procurar um compromisso e um acordo" com o governo escocês acerca do Brexit e que mesmo um bom acordo seria "significativamente inferior" ao que está em vigor neste momento. 

"Se a Escócia pode ser ignorada num assunto tão importante como é a [saída da] Europa e o mercado único, então é claro que a nossa voz pode ser ignorada a qualquer hora e sobre qualquer assunto", disse Nicola Sturgeon. 

Recorde-se que a Escócia votou para continuar na União Europeia com 62% dos votos, enquanto que o resto do Reino Unido votou a favor do Brexit. 

A Escócia já tinha votado sobre a independência em 2014, escolhendo ficar no Reino Unido. No entanto, o Brexit veio mudar as vontades escocesas, país que prefere continuar na União Europeia e no mercado único. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)