Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Esconderijo era centro de formação da ETA

Fábrica de carros armadilhados e centro de formação. Com estas palavras as autoridades policias espanholas descrevem a casa em França onde, sábado passado, foram detidos quatro membros da ETA.
3 de Setembro de 2007 às 13:15
As análises aos materiais apreendidos na casa na localidade de Cahors, em França, onde estavam quatro elementos da ala militar da ETA, nomeadamente um dos maiores especialistas em explosivos da organização, permitiram já às autoridades policiais francesas e espanholas em considerar que o local era um centro de formação em técnicas de terrorismo e uma ‘fábrica de carros-bomba’.
Entre o material apreendido foi encontrado um vídeo de formação, bem como equipamento para fabrico de engenhos explosivos e mostra de vários tipos de substâncias para que os formandos conhecessem as suas características.
Na altura do assalto policial, foi também encontrada uma viatura armadilhada, praticamente pronta a ser utilizada, bem como 350 quilos de explosivos, uma bomba-lapa e 30 detonadores.
Quatro pistolas, três pistolas metralhadoras, um lança-granadas artesanal e dois automóveis roubados em França foram igualmente apreendidos pela Polícia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)