Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

ESPANCADO ATÉ À MORTE

Em mais um caso de aparente brutalidade policial por parte da da Polícia da cidade de Cincinnati, no estado norte-americano do Ohio, um homem de raça negra foi espancado até à morte por seis agentes.
2 de Dezembro de 2003 às 01:23
O incidente foi filmados pela câmara de vídeo do carro dos polícias.
Nathaniel Jones, de 41 anos, com 180 quilos, morreu no domingo à noite na sequência de graves ferimentos depois de ter sido agredido com bastões pelos seis polícias, que já foram suspensos enquanto decorre um inquérito interno.
Segundo testemunhas oculares, a Polícia foi chamada a intervir depois de Jones causar distúrbios num restaurante. Na versão policial a vítima não obedeceu às ordens para se afastar do local, tendo atacado alguns dos agentes, que foram obrigados a defender-se. Associações dos direitos cívicos de Cincinnati contestam aquela versão e afirmam que os agentes pura e simplesmente desataram a espancar Jones.
Em Abril de 2001, na mesma cidade, um jovem de 19 anos foi alvejado mortalmente por polícias. O caso gerou revolta em Cincinnati, que conheceu três dias de distúrbios. No início deste ano, um agente perseguiu um homem negro e abateu-o a tiro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)