Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Espanha: Bancos cobram taxas a donativos para Haiti

A onda solidária para com as vítimas do sismo no Haiti tem levado muitos espanhóis a fazerem donativos através de transferências bancárias, às quais, se veio a descobrir, têm sido cobradas taxas pelos bancos.
18 de Janeiro de 2010 às 18:53
Clientes poderão receber o dinheiro cobrado pelas taxas
Clientes poderão receber o dinheiro cobrado pelas taxas FOTO: CM

A Associação Espanhola de Bancos (AEB) enviou um comunicado a todos os bancos espanhóis a relembrar que, apesar de não haver nenhuma lei que proíba os bancos de cobrarem as comissões, foi acordado que o mesmo não aconteceria.

 

Em declarações ao site on-line ‘20minutos’, fonte da AEB sublinhou que muitos bancos cobraram comissões “por erro ou devido à dificuldade de alterar os seus sistemas informáticos”. Deixou também claro que muitos bancos já disseram que vão reparar os erros que forem reclamados pelos clientes, enquanto que outras entidades bancárias decidiram criar plataformas especiais para a realização dos donativos sem que sejam cobradas quaisquer taxas.

 

Ainda assim, algumas comissões não poderão ser corrigidas, como acontece com as transferências entre bancos diferentes, pois não há forma de saber se a entidade receptora tem um fim solidário.

Ver comentários