Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Espanha: Desmantelado maior laboratório de cocaína da Europa

A polícia espanhola desmantelou o que consideram ser o “maior e mais sofisticado” laboratório clandestino conhecido até hoje na Europa. A notícia da operação é avançada esta terça-feira pela imprensa espanhola, na qual foram apreendidos bens e activos financeiros no valor de 50 milhões de euros.
18 de Janeiro de 2011 às 12:57
Foram apreendidos 300 quilogramas prontos a ser distribuídos
Foram apreendidos 300 quilogramas prontos a ser distribuídos FOTO: Arquivo CM

“Em 20 anos [de experiência] em unidades de intervenção nunca vi um laboratório com estas características”, confessou ao jornal 'El Mundo' Francisco Migueláñez, comissário da Unidade Central contra a Droga e Crime Especializado.

A operação 'Colapso' é fruto de uma investigação iniciada em Janeiro de 2009, quando as autoridades espanholas começaram a seguir os passos de colombianos dedicados ao tráfico de cocaína.

A 7 de Janeiro o Grupo Especial de Operações policiais irromperam de madrugada no laboratório localizado numa quinta em Villanueva, nos arrredores de Madrid, onde detiveram um espanhol e quatro colombianos.

Ao todo, na operação foram apreendidos 300 quilos de droga, prontos para serem distribuídos, 33 toneladas de produtos químicos, dois milhões de euros em dinheiro, bem como bens e activos financeiros no valor de 50 milhões de euros.

Foram detidas 25 pessoas de cidadania espanhola e colombiana. Entre eles, advogados e um empresário importante da noite madrilena, Lauro Sánchez, proprietário de bares, restaurantes e ginásios.

Fontes da investigação afirmam que o empresário distribuía, através da sua rede de negócios, a droga produzida no laboratório.

droga cocaína heroína madrid espanha laboratorio
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)