Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Espanha: Dezenas de milhares desafiam autoridades

Dezenas de milhares de pessoas pernoitaram e permanecem este sábado concentradas em praças em vários pontos de Espanha, com destaque para Madrid, Barcelona e Sevilha, em protestos pacíficos que as autoridades não vão impedir.
21 de Maio de 2011 às 11:15
Muilhares continuam concentrados na Puerta del Sol, no centro de Madrid
Muilhares continuam concentrados na Puerta del Sol, no centro de Madrid FOTO: Fernando Alvarado/Epa

Apesar das concentrações terem sido declaradas ilegais tanto hoje, dia de reflexão, como domingo, dia das eleições regionais e municipais, dezenas de milhares de pessoas desafiaram essa decisão. A Puerta del Sol, em Madrid, ou a Praça da Catalunha, em Barcelona, registaram desde o final da tarde de sexta-feira e durante a madrugada de  hoje as suas maiores enchentes, com os "indignados" a prometerem permanecer  no local pelo menos até domingo.  

Em Madrid milhares de pessoas dormiram na 'cidade improvisada' instalada na Puerta del Sol, depois de uma longa noite que decorreu sem incidentes. Às primeiras horas de sol, voluntários de entre os manifestantes começaram a limpar a praça, preparando-se para o regresso durante o dia de hoje de mais gente ao que se tornou o centro nevrálgico deste processo.  

Apesar do elevado número de manifestantes durante a noite de sexta-feira e madrugada de sábado, a Puerta del Sol esteve sempre dominada pela responsabilidade  e pelo respeito, com equipas a limpar a praça regularmente e outros a verificarem  quem bebe álcool para que evitem problemas com as autoridades.  

A Puerta del Sol continua marcada por milhares de cartazes de reivindicação política, improvisados e versando sobre aspectos variados da realidade política e económica espanhola.  

Desde as 00h00, altura em que o protesto entrou oficialmente na ilegalidade  - determinada pela Junta Eleitoral Central - muitos dos concentrados levam ao peito uma tira de papel onde se pode ler "reflexionando" (reflectindo).

espanha puerta del sol jovens manifestações madrid
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)