Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Espanha formaliza pedido de ajuda à banca na segunda-feira

O Governo espanhol anunciou que apresentará formalmente o pedido de ajuda para a banca na segunda-feira, dando início à negociação das condições do empréstimo, noticia este domingo a agênca Efe.
24 de Junho de 2012 às 13:38
Apresentação do pedido pelo executivo de Mariano Rajoy dará início à negociação das condições
Apresentação do pedido pelo executivo de Mariano Rajoy dará início à negociação das condições FOTO: Giampero Sposito/Reuters

A apresentação do pedido formal de ajuda para os bancos abrirá um período de negociações com a União Europeia, tendo em vista reduzir os riscos de uma possível contaminação da dívida soberana.

O primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy afirmou, na segunda-feira passada, que os mecanismos de ajuda que vinculam dívida soberana e dívida bancária são "tremendamente nocivos".

No entanto, a margem de negociação em cima da mesa não é muito ampla, tendo em conta que a linha de financiamento que será colocada à disposição da banca espanhola, até 100 mil milhões de euros, será distribuída pelo Estado através do Fundo de Reestruturação Ordenada Bancária.

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, anunciou ontem que quando Espanha apresentar formalmente o seu pedido de ajuda terão início negociações com os parceiros europeus para reduzir esta "contaminação".

Uma das possibilidades em cima da mesa é alargar o prazo do empréstimo que se concederá à banca para que o impacto com o aumento da dívida se dilua.

Espanha já começou a fazer os seus cálculos sobre os termos do empréstimo, que se acredita que se desenrolará em parâmetros semelhantes aos de outros países. Portanto, acredita que terá um longo prazo, que poderá ser superior a 15 anos, um período de carência entre cinco e dez anos e uma taxa de juro entre três e quatro por cento.

Os detalhes das condições do empréstimo ficarão estabelecidos num memorando de entendimento que se espera que esteja pronto na próxima reunião do Eurogrupo, a 9 de Julho.

Espanha Ajuda à banca Empréstimo Eurogrupo Durão Barroso Mariano Rajoy União Europeia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)