Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Espanha: Greve de pilotos cancela 126 voos da Iberia

A Iberia cancelou esta segunda-feira 126 voos, no primeiro de 30 dias da greve de pilotos convocada para todas as segundas e sextas-feiras até 20 de Julho, contra a criação da companhia de baixo custo Iberia Express.
9 de Abril de 2012 às 11:23
A Iberia cancelou esta segunda-feira 126 voos, no primeiro de 30 dias da greve de pilotos
A Iberia cancelou esta segunda-feira 126 voos, no primeiro de 30 dias da greve de pilotos FOTO: Reuters

Dos 126 voos suspensos, 52 tinham destinos nacionais, 65 eram voos de médio curso, sobretudo para a Europa, e nove eram trajectos transcontinentais.

A convocação de 30 dias de greve pelos pilotos tomou forma após o fracasso da mediação do ex-ministro Manuel Pimentel, que a 25 de Março apresentou ao sindicato e à empresa um documento que aproximava as posições, mas que não foi aceite pelas partes, que se culpam mutuamente.

Para o sindicato, a criação da Iberia Express viola o estatuto dos pilotos em vários pontos, enquanto a companhia acusa os pilotos de não terem querido negociar.

A Iberia Express, companhia de baixo custo da Ibéria para trajectos de curto e médio curso, iniciou actividade a 25 de Março, com voos para quatro destinos espanhóis: Palma de Maiorca, Alicante, Málaga e Sevilha. Prevê transportar, até ao fim do ano, 2,5 milhões de passageiros para "mais de 20" destinos, com 14 aviões e 500 funcionários.

O primeiro dia de greve coincide com a segunda-feira de Páscoa, dia de regresso de férias e feriado em algumas comunidades autónomas, enquanto o último dia decorre em plenas férias de verão. Serão também afectadas as pontes de 1 de Maio e do dia de Santo Isidro, em Maio, feriado na cidade de Madrid.

A próxima paralisação será na próxima sexta-feira, data em que se prevê o cancelamento de 122 voos.

Iberia Express greve pilotos paralização voos Espanha
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)