Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Espanha: Ministros do euro discutem resgate de 100 mil milhões

Os ministros das Finanças da zona euro estão a discutir um plano de resgate para os bancos espanhóis que pode chegar aos 100 mil milhões de euros, adiantou este sábado fonte governamental europeia à agência France Presse.
9 de Junho de 2012 às 15:38
Resgate, Espanha, ministros, Finanças, Eurogrupo, euro
Resgate, Espanha, ministros, Finanças, Eurogrupo, euro FOTO: EPA / OLIVIER HOSLET

"O que está a ser discutido nesta altura é um montante a rondar os 100 mil milhões de euros, mas ainda não está nada decidido", adiantou a mesma fonte.

Os ministros das Finanças da Zona Euro estão a discutir a situação espanhola nessa mesma reunião, por teleconferência, que decorre em Bruxelas desde as 15:00, hora de Lisboa.

Antes da reunião, o porta-voz do presidente do Eurogrupo já havia adiantado que Espanha não tinha pedido ajuda, mas que os restantes países do euro queriam preparar-se para a possibilidade de um pedido de resgate ser feito.

Em Espanha, o ministro da Indústria espanhol, José Manuel Soria, assegurou este sábado que "não está previsto, em nenhum momento, por parte do Governo de Espanha pedir qualquer tipo de ajuda" até que se conheçam os relatórios dos especialistas.

Num relatório sobre a situação dos bancos franceses publicado esta madrugada (três dias antes do previsto) o Fundo Monetário Internacional estimou entre os 40 e os 50 mil milhões de euros as necessidades dos bancos espanhóis para reforço de capitais próprios.

O Governo espanhol tem recusado sempre a possibilidade de pedir um resgate financeiro.

Resgate Espanha ministros Finanças Eurogrupo euro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)