Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Espanha: Novo partido basco chama-se "Sortu"

O novo partido da esquerda abertzale (patriótica) basca chama-se Sortu (nascer ou surgir em basco) e vai ser apresentado oficialmente na quarta-feira no Ministério do Interior espanhol, segundo avança esta terça-feira o jornal Gara, do País Basco.

8 de Fevereiro de 2011 às 09:08
Rufi Etxeberria,  líder do movimento, leu a declaração de princípios centrada na rejeição  da violência
Rufi Etxeberria, líder do movimento, leu a declaração de princípios centrada na rejeição da violência FOTO: d.r.

 Trata-se de um partido que nasce do movimento da esquerda abertzale  que, por sua vez, surgiu no País Basco depois da ilegalização do Batasuna,  força considerada como o braço político da ETA.  

O novo partido, cujo nome só hoje foi conhecido, foi já apresentado  parcialmente num encontro em Bilbau, na segunda-feira, quando Rufi Etxeberria,  líder do movimento, leu a declaração de princípios centrada na rejeição  da violência.  

Segundo essa declaração, a esquerda abertzale (Esquerda Patriótica)  "rejeita e opõe-se ao uso da violência ou a ameaça do seu uso para a obtenção  de objectivos políticos, incluindo a violência da ETA se existisse, em qualquer  das suas manifestações".

Rejeita também a "conivência com organizações que possam utilizar a  violência" com fins políticos.  

O objectivo é que o partido seja apresentado quarta-feira no Ministério  do Interior para a sua eventual inscrição no registo de partidos políticos. 

 

 

 

Espanha partido Batasuna ETA violência Sortu
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)