Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Espanha: O ‘annus horribilis’ do Rei Juan Carlos

O rei Juan Carlos de Espanha celebra esta quinta-feira o seu 74º aniversário, mas tem poucas razões para festejar após aquele que foi um dos piores anos para a monarquia espanhola.
5 de Janeiro de 2012 às 15:54
Rei Juan Carlos celebra 74 anos
Rei Juan Carlos celebra 74 anos FOTO: Reuters

Os problemas começaram logo no início do ano, com duas faltas de respeito da Imprensa: primeiro foi a revista Jueves que publicou uma caricatura do monarca despido, depois uma rádio da Catalunha que meteu o rei a ridículo num programa de apanhados, pondo-o a conversar com um imitador, convencido de que estava a falar com o presidente da Generalitat, Artur Mas.

Seguiram-se os problemas de saúde. Juan Carlos foi operado a um joelho em Março, devido a fortes dores nas articulações, tendo sido depois obrigado a um longo período de recuperação que o impediu de estar presente no casamento do príncipe William de Inglaterra e na abertura do ano judicial espanhol – a primeira vez que esteve ausente em 28 anos.

Pouco depois da operação, o Palácio Real confirmou que o rei usava aparelhos auditivos em ambos os ouvidos “há algum tempo” devido a problemas de surdez. Mais tarde, em Setembro, voltou a ser operado, desta vez ao tendão de aquiles e, em Novembro, apareceu em público com um olho negro, devido a um acidente doméstico (chocou com uma porta).

Mas o golpe mais duro, que afectou bastante a imagem e o prestígio da Casa Real, foi a implicação do genro, Iñaki Urdangarin, no ‘caso Nóos’, em que é acusado de desviar milhões de euros de um instituto sem fins lucrativos a que presidiu em 2005 e 2006. O escândalo levou o monarca a afastar o genro de todos os actos oficiais e a divulgar publicamente, pela primeira vez, as contas da Família Real. Um desejo de transparência reiterado na sua mensagem de Natal, quando deixou claro que “todos são iguais perante a Lei”, o que lhe valeu aplausos de todos os sectores da sociedade.

rei espanha juan carlos aniversário monarquia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)