Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Espanha: Resgate implica limpeza do sector financeiro

Os ministros das Finanças da zona euro irão impor condições a Espanha pelo resgate aos seus bancos, mas apenas em termos de "limpeza do seu sistema financeiro", avançou um alto responsável da União Europeia.
9 de Junho de 2012 às 16:24
Zona Euro, resgate, Espanha, eurogrupo, limpeza, sector financeiro
Zona Euro, resgate, Espanha, eurogrupo, limpeza, sector financeiro FOTO: Reuters

Na reunião do Eurogrupo convocada por teleconferência e que começou às 15h00 (hora de lisboa) para discutir a situação espanhola, a imprensa europeia já havia avançado, citando fontes anónimas, que um resgate aos bancos estaria a ser discutido com um empréstimo na ordem dos 100 mil milhões de euros.

Segundo a France Presse, um alto responsável diz que serão impostas condições a Espanha, mas apenas no que diz respeito ao seu sector financeiro, podendo indicar que o valor do empréstimo se dedicará apenas à recapitalização da banca espanhola, em sérias dificuldades.

Questionado pela AFP sobre se o grupo dos 17 países do euro iria colocar condições para o empréstimo, o responsável garante "condições sobre o governo espanhol mas estas dirão respeito apenas a uma limpeza do sector financeiro".

A Espanha, poderá tornar-se no quarto país do euro a pedir ajuda financeira a Bruxelas, embora os moldes ainda estejam por se definir, sendo que esta se trata de uma das maiores economias da região.

Antes da reunião deste sábado em Bruxelas, o ministro da Indústria espanhol, José Manuel Soria, assegurou que "não está previsto, em nenhum momento, por parte do Governo de Espanha pedir qualquer tipo de ajuda" até que se conheçam os relatórios dos especialistas.

Grécia, Irlanda e Portugal já se encontram sob programas de ajuda financeira, mas com apoio do Fundo Monetário Internacional e não apenas para o sector financeiro apesar de parte do empréstimo ter destino exclusivo para recapitalização dos bancos do país.

A Grécia já acordou um segundo empréstimo e pacote de condições, Portugal está há um ano a cumprir o que os financiadores internacionais impuseram e a Irlanda tem um perfil mais aproximado com Espanha devido ao problema no sector financeiro.

No caso da Irlanda, a importação dos mesmos procedimentos e tipos de activos dos bancos norte-americanos provocaram uma crise muito parecida e levaram o défice a níveis superiores a 30 por cento em 2010.

Zona Euro resgate Espanha eurogrupo limpeza sector financeiro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)