Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Espanha: Suspeito abandonou mochila com explosivos

As autoridades espanholas estão a efectuar uma operação de busca a um suspeito membro da organização basca ETA, que deixou, esta quinta-feira, uma mochila com material explosivo na zona de Torreblanca, norte de Valência, Espanha.
19 de Julho de 2007 às 15:09
O taxista que transportava o alegado membro da organização separatista Euskadi Ta Askatasuna (ETA), informou a Guarda Civil, que se encontrava perto do local onde o indivíduo fugiu, após este ter-lhe pedido para parar o veículo quando viu as forças policiais, abrindo a porta do carro e fugindo de seguida.
Ao inspeccionarem o carro, os agentes acabaram por descobrir no interior da mochila, material explosivo que está em análise. Um forte dispositivo de segurança foi montado perto da estrada N-340 em Torreblanca, para tentar encontrar o alegado membro da ETA.
CARTAS DE EXTORSÃO
Em Navarra, a organização terrorista basca lançou uma ofensiva de cartas de extorsão aos empresários da província, denunciou o presidente da Confederação de Empresários de Navarra, José Ayesa.
Segundo este responsável, a ETA, de um modo "mais agressivo" está a reclamar aos empresários quantias bastante superiores às habituais e que rondam entre os 200 mil e 300 mil euros.
Durante o corrente mês, já foram enviadas cerca de 20 cartas deste tipo, frisou Ayesa.
Entretanto, no País Basco, segundo Miguel Lazpiurm, presidente da organização patronal basca, Confebask, também os empresários locais estão a receber uma "sucessão contínua" de cartas de extorsão da organização terrorista basca.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)