Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Espanha: Vacina e dentistas grátis

O Governo espanhol prepara-se para comparticipar na íntegra a vacina contra o cancro no colo do útero e ainda garantir consultas dentárias gratuitas a todas as crianças.
11 de Outubro de 2007 às 10:47
As medidas foram anunciadas depois do acordo entre o Governo Central e as comunidades autónomas. Até 2012, todas as crianças até aos 15 anos terão direito a consultas no dentista completamente grátis. O valor será pago em duas partes repartidas pelo orçamento central e pelos orçamentos regionais. Para já, a medida abrangerá apenas a faixa etária dos 7 e 8 anos.
Outro dos pontos anunciados prende-se com a comparticipação total da vacina contra o papiloma humano, responsável pelo cancro do colo do útero. A medida será já incluída no próximo ano no calendário de vacinas gratuitas.
Em Portugal, o ministro da Saúde, Correia de Campos, está a estudar a possibilidade de comparticipação desta vacina, mas qualquer medida só será anunciada depois de conhecido o Orçamento de Estado. A partir de segunda-feira, Portugal disponibilizará no mercado uma nova vacina contra o vírus do papiloma humano, cujo custo ultrapassa os 400 euros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)