Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Especialistas revelam que vacina contra o coronavírus será cura a longo prazo para a doença

Várias potências mundiais estão a desenvolver a vacina mas acredita-se que só daqui a um ano é que será possível massificar a produção.
Correio da Manhã 25 de Março de 2020 às 08:28
Coronavírus
Coronavírus FOTO: Getty Images
Vários cientistas revelaram nos últimos dias que a criação de uma vacina deverá significar uma proteção a longo prazo contra o coronavírus. 

Os especialistas defendem que a Covid-19 não sofre de mutações rápidas, como a gripe, o que significa que uma vacina pode resolver a infeção durante um largo período.

Os investigadores acreditam que uma vacina contra o coronavírus pode resultar como as vacinas contra o sarampo ou a varicela, que protegem o humano durante décadas ou até durante toda a vida. Isto, ao contrário das vacinas que são administradas contra doenças que sofrem mutações rápidas, como a gripe, que necessitam de uma vacina mais regular.

O biólogo, Johns Hopkins, disse que o coronavírus sofre de uma mutação lenta como o sarampo e a varicela.

Segundo vários especialistas, o aparecimento de uma vacina global e pronta para ser utilizada pela maioria dos países só deverá acontecer no prazo de um ano a 18 meses. 

Existem já vários países a desenvolver uma vacina, tais como EUA, Reino Unido ou Alemanha, mas é necessário tempo para provar que é segura e eficaz em humanos antes de se massificar a produção.
saúde medicina preventiva coronavírus pandemia coronavirus vacina coronavirus cura coronavirus
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)