Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Estado de emergência em França termina a 26 de julho

A medida tinha sido prolongada pela terceira vez consecutiva no passado dia 19 de maio.
13 de Julho de 2016 às 09:59
Estado de emergência decretado após atentados extremistas
Estado de emergência decretado após atentados extremistas FOTO: Reuters
O ministro francês da Justiça confirmou esta quarta-feira que o estado de emergência decretado após os atentados extremistas em novembro de 2015 vai terminar no próximo dia 26 de julho e não vai ser renovado.

"Vamos sair do estado de emergência no final do mês", disse Jean-Jacques Urvoas, ministro da Justiça francês, numa entrevista à cadeia de televisão BFM TV.

A medida tinha sido prolongada pela terceira vez consecutiva no passado dia 19 de maio para garantir a segurança durante os jogos do Campeonato Europeu de Futebol, que decorreu entre 10 de junho e 10 de julho e a Volta à França em Bicicleta que começou no dia 02 de julho e termina no próximo dia 24.

As autoridades francesas já tinham demonstrado a intenção de reduzir o estado de emergência ao período estritamente necessário e, por isso, o último prolongamento foi de dois meses e não de três meses como nas ocasiões anteriores.

Durante a vigência da medida são aplicadas medidas de restrição à circulação de pessoas e de veículos, assim como são limitadas, por ordem administrativa, a certos indivíduos, os acessos a determinados locais que podem ser inclusivamente o local de residência.
Jean-Jacques Urvoas Campeonato Europeu de Futebol Campeonato Europeu de Futebol política estado de emergência
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)