Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Estado Islâmico assume controlo de base aérea

Ofensiva contra a base de Deir Ezzor começou na quarta-feira.
6 de Dezembro de 2014 às 10:22
Assalto à base começou com um atentado suicida de um militante do Estado Islâmico
Assalto à base começou com um atentado suicida de um militante do Estado Islâmico FOTO: Kai Pfaffenbach/Reuters

O grupo fundamentalista Estado Islâmico ocupou este sábado parte de uma importante base militar no Leste da Síria, segundo uma organização não governamental local.


Os radicais islâmicos atacaram a base aérea militar de Deir Ezzor durante a madrugada, tendo conseguido ocupar certas zonas, após "violentos confrontos", disse o diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos.


De acordo com Rami Abdel Rahman, os combates entre militantes islâmicos e forças de segurança do regime ainda prosseguem no aeroporto militar, fundamental para as forças do regime de Damasco, já que é a única via de circulação no Leste do país.

Para além disso, os aviões e helicópteros partem da base para levar a cabo os raides contra as posições do Estado Islâmico.

A ofensiva do Estado Islâmico contra a base de Deir Ezzor - zona petrolífera controlada maioritariamente pelo grupo fundamentalista -- começou na quarta-feira e já provocou pelo menos 111 mortos, em ambas as fileiras.

O assalto à base começou com um atentado suicida de um militante do Estado Islâmico, à entrada principal do aeroporto.

A comunidade internacional tem repetidamente acusado o Estado Islâmico de crimes de guerra e contra a humanidade, desde que, em junho, o grupo armado fundamentalista começou a controlar vastas zonas do Iraque e da Síria, onde diz pretender instaurar um "califado islâmico".

Estado Islâmico Deir Ezzor diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)