Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Estados Unidos acusam Nicólas Maduro de liderar cartel de droga

Governo dos EUA deve apresentar acusações criminais contra o presidente venezuelano e outras autoridades.
26 de Março de 2020 às 15:20
Nicolás Maduro
Nicolás Maduro
Nicolás Maduro
Nicolás Maduro
Nicolás Maduro
Nicolás Maduro
Os Estados Unidos acusaram esta quinta-feira Nicólas Maduro de liderar um cartel de droga. 

O governo dos EUA deve apresentar a acusação contra o presidente venezuelano e pelo menos de seis outras autoridades venezuelanas, acusando-os de envolvimento no narcotráfico, segundo avançou a agência Reuters.

"Espera-se que o Departamento de Justiça anule as acusações contra Maduro, um líder socialista que já enfrenta sanções dos EUA e foi alvo de uma campanha de pressão dos EUA com o objetivo de tirá-lo do poder" disse fonte à Reuters.

Os Estados Unidos e dezenas de outros países reconheceram o líder da oposição Juan Guaido como presidente legítimo do país. No entanto, Nicólas Maduro permaneceu no poder, apoiado pelas forças armadas do país e pela Rússia, China e Cuba.

As autoridades norte-americanas acusam Maduro e elementos das autoridades venezuelanas de manterem um "narco-estado", afirmando que usaram recursos do narcotráfico para compensar a perda de receita de um setor petrolífero venezuelano sancionado pelos Estados Unidos.

"Estimamos que entre 200 e 250 toneladas de cocaína seiam da Venezuela por estas rotas. Essas 250 toneladas equivalem a 30 milhões de doses letais", acrescentou o departamento.

A acusação deverá então ser hoje divulgada, onde estará presente a acusação a Maduro e outras autoridades de, em conjunto com o grupo guerrilheiro colombiano FARC de esquerda, enviar grandes quantidades de cocaína para os Estados Unidos e outros países.

EUA Nicólas Maduro Estados Unidos Reuters crime lei e justiça lei internacional política diplomacia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)