Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

ETA ameaça com novos ataques

A ETA fez saber ontem, num comunicado publicado na edição on-line do jornal basco ‘Gara’, que actuará contra o Estado espanhol onde quer que ele esteja representado. A organização terrorista basca reivindica ainda a autoria de diversos atentados.
15 de Dezembro de 2007 às 00:00
A página daquele diário basco na internet publica um contundente comunicado dos etarras, o qual será divulgado apenas hoje, e no qual a ETA assume a autoria de cinco atentados cometidos nos últimos meses. Entre eles, sublinhe-se, está o recente assassinato de dois guardas civis na localidade francesa de Capbreton, que é definido como uma “execução” consumada durante um “confronto armado”. A ETA adverte mesmo que actuará contra as Forças e Corpos de Segurança espanhóis “seja em que local for”, no que poderá ser interpretado como uma ameaça dos etarras contra interesses oficiais de Espanha em território estrangeiro.
De acordo com a versão publicada no ‘Gara’, durante o processo de paz a ETA advertiu, “de forma directa”, o governo espanhol e os mediadores internacionais de que “responderia” ao que qualifica de “práticas de terrorismo do Estado contra militantes bascos”.
“Ocorreu o que estava anunciado há algum tempo: a 1 de Dezembro, a ETA respondeu, face à incessante pressão das Forças Armadas de Espanha contra militantes bascos”, refere textualmente a organização terrorista no comunicado publicado pelo referido diário do País Basco.
“OPRESSÃO”
No texto do comunicado, é ainda acrescentado que a ETA actuará “contra todas as forças e aparelhos repressivos do Estado espanhol, enquanto estes continuem a ser instrumentos para oprimir Euskal Herria (País Basco)”. Acrescente-se que o jornal ‘Gara’ anunciou que irá publicar na íntegra o comunicado da organização terrorista basca na sua edição impressa de hoje.
Recorde-se que o assassinato dos dois polícias espanhóis no passado dia 1 foi o último golpe da ETA. Um ataque que uniu as forças políticas espanholas desavindas, nomeadamente os socialistas (no governo) e os populares (na oposição).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)