Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

ETA põe bomba em tribunal

A ETA pôs um engenho explosivo junto a um tribunal de Tolosa (País Basco), tendo a detonação, ocorrida ao início da madrugada de ontem, causado apenas danos materiais.
5 de Outubro de 2008 às 00:30
O edifício do tribunal ficou bastante danificado
O edifício do tribunal ficou bastante danificado FOTO: Vincent West / Reuters

Um homem que afirmou falar em nome da organização terrorista basca alertou a Associação de Ajuda na Estrada de Guipúzcoa de que iria explodir uma bomba junto ao tribunal. A polícia basca localizou depois uma mochila e isolou a zona. À hora anunciada a bomba explodiu.

Fontes da investigação afirmaram que a mochila, com dez quilos de explosivos, foi colocada junto à entrada do edifício por dois indivíduos, uma hora antes da explosão. A detonação provocou um buraco com três metros de diâmetro na fachada e estilhaçou todos os vidros dos cinco pisos do imóvel, danificando ainda duas dezenas de viaturas e derrubando um muro. Além disso, várias casas das imediações ficaram danificadas. O conselheiro basco de Justiça, Joseba Azkarraga, garantiu que um vigilante que se encontrava no local se salvou "por milagre" ao conseguir abandonar o edifício instantes antes da explosão.

BATASUNA EM FRANÇA

Entretanto, o Batasuna realizou uma assembleia geral extraordinária para se reorganizar, por receio de "um processo de ilegalização" em França.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)