Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

ETARRAS PREPARAVAM ATAQUES EM MADRID

Os dois etarras detidos esta quarta-feira, no seguimento de um tiroteio com a Guarda Civil, tentaram levar para Madrid uma carga de 130 quilos de explosivos, divididos em diferentes pacotes, com vista a preparar diferentes ataques na noite de 31 de Dezembro, na capital espanhola.
19 de Dezembro de 2002 às 16:18
Os terroristas, Jesús Madía Etxeberria Garaikoetxea e Gozton Aranburu Sudupe, assassinaram o guarda civil Antonio Molina quando este procedia à sua identificação numa auto-estrada nos arredores de Madrid.

Segundo o ministro da Administração Interna espanhol, Ángel Acebes, os explosivos encontrados no veículo dos detidos estavam destinados a ser colocados em diversos centros comerciais de Madrid, com vista a levar a cabo explosões simultâneas na tarde de 31 de Dezembro. De acordo com o mesmo responsável, a Guarda civil suspeitou dos dois etarras quando estes tentaram tapar os seus rostos, quando seguiam na sua viatura, na N-VI.

Relatos da confissão de um dos detidos apontam que os explosivos foram divididos num pacote de 90 quilos e outros de menor carga.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)