Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Vacina contra coronavírus vai estar pronta em novembro para produção em massa

Anthony Fauci garante que haverá centenas de milhares de doses no início de 2021.
Beatriz Madaleno de Assunção(beatrizassuncao@cmjornal.pt) 27 de Julho de 2020 às 19:14
Vacina coronavírus
Vacina coronavírus FOTO: Getty Images
A vacina moderna, feita para combater o coronavírus, vai estar pronta em novembro.

A informação é avançada pelo diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci que garante que vai querer quebrar o recorde mundial da velocidade de desenvolvimento de uma vacina, garantindo ainda que haverá centenas de milhares de doses no início de 2021, segundo avança o jornal espanhol El Mundo.

"A prioridade era a velocidade, mas sem comprometer a segurança", disse a CEO da empresa de biotecnologia moderna, Stéphane Bancel, que a empresa tem vindo a preparar e cuja terceira fase do ensaio clínico teve início hoje.

Aos representantes do Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos EUA, a empresa revelou que tem por objetivo otimizar a produção da vacina, por forma a conseguir "fabricar centenas de milhares".

"Esperamos ter os primeiros dados sobre a eficácia da vacina no final do verão e os resultados definitivos em novembro", confirmou Fauci."Estamos a quebrar um recorde mundial no desenvolvimento de uma vacina", continuou.

Recorde-se que esta terceira fase do ensaio clínico acontece seis meses de se registar a presença do vírus, cuja origem veio da China, no final de janeiro. "Estamos a quebrar um recorde mundial no desenvolvimento de uma vacina"

Segundo os responsáveis pelo projeto, contrariamente aos concorrentes diretos no desenvolvimento da vacina (China e Reino Unido), não foram divulgados os resultados da segunda fase devido à rapidez com que tudo tem sido desenvolvido.

No que diz respeito à testagem, Fauci espera que em poucas semanas, metade dos voluntários possam testar a vacina (o que representa 15 mil pessoas).

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
EUA Anthony Fauci China saúde medicina preventiva coronavírus covid covid-19 doenças
Ver comentários
}