Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

EUA ACUSAM COREIA DE ACTIVAR REACTOR NUCLEAR

Os Estados Unidos da América afirmaram hoje que a Coreia do Norte reactivou nas últimas 24 horas o reactor nuclear de Yongbyon. De acordo com Washington, esta central tem capacidade suficiente para construir meia dezena de bombas atómicas.
27 de Fevereiro de 2003 às 15:05
Esta notícia surge um dia depois do secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, ter concluído uma visita de quatro dias à Ásia onde tentou convencer o Japão, Coreia do Sul e China no sentido de exercerem pressão para que Pyongyang abandone o seu programa nuclear.

De acordo com fontes governamentais dos EUA, esta decisão do regime de Kim Jong Il "é um passo na direcção errada" e que só vai contribuir para o isolamento da Coreia do Norte.

Pyongyang insiste que a decisão de reactivar o seu programa nuclear prende-se com a política agressiva de Washington, recordando que Bush incluiu em 2001 a Coreia do Norte no chamado "eixo do mal", juntamente com o Iraque e o Irão.

A Coreia do Norte, desde Outubro passado, tem vindo a argumentar que necessita desesperadamente de energia e que o reatamento do programa militar é a única solução. Por sua vez, os EUA temem que as instalações nucleares possam ser usadas para fins militares.
Ver comentários