Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

EUA alertam para ataque colossal

A al-Qaeda prepara há meses um atentado de dimensões colossais na Europa ou EUA, afirma a espionagem norte-americana, que emitiu um alerta a vários países europeus em maior risco, entre eles a Espanha.
7 de Setembro de 2007 às 00:00
As autoridades alemãs prenderam três terroristas
As autoridades alemãs prenderam três terroristas FOTO: Wolfgan Rattay/Reuters
O alerta não especifica datas ou alvos prováveis mas as polícias europeias consideram-no completamente fiável. Esta semana, recorde-se, foram impedidos atentados na Dinamarca, na terça-feira, e na Alemanha, um dia depois, tendo sido realizadas detenções em ambos os países. As autoridades frisam que num e noutro caso os terroristas tinham cúmplices no país e no estrangeiro. Sabe-se, por exemplo, que os terroristas alemães telefonaram para contactos no Reino Unido. As autoridades alemãs procuram, para já, dez suspeitos de relação com os planos de ataque falhados.
O clima de grande tensão e alerta foi ontem sublinhado por Franco Frattini, comissário europeu para a Segurança e Assuntos Internos, que frisou o elevado risco “de novos ataques terroristas” e anunciou para breve nova legislação europeia para o combate ao terrorismo. Os países em maior risco, frisou, são a Espanha, Itália, Bélgica, Reino Unido e Alemanha.
As investigações aos últimos casos de células terroristas europeias apontam para o Waziristão, zona tribal entre Afeganistão e Paquistão onde terão sido treinados os operacionais detidos esta semana.
DESENVOLVIMENTOS
VIGIAR EXPLOSIVOS
A União Europeia está a ultimar novas leis relativas à internet, à análise de dados de passageiros e ao uso de explosivos. Neste último aspecto está planeada a criação de uma base de dados sobre explosivos que ficará ao cuidado da Europol.
PUNIR USO DA NET
O facto de a internet ser um veículo privilegiado para a difusão de propaganda fundamentalista, para recrutamento de terroristas e organização de atentados vai levar a UE a preparar leis que punam todas estas práticas.
AMEAÇA NA NIGÉRIA
Os interesses norte-americanos e ocidentais na Nigéria estão em risco de sofrer um ataque terrorista, alertou a embaixada dos EUA naquele país africano. Num comunicado dirigido aos cidadãos americanas, a embaixada adianta que os alvos poderão ser instalações oficiais e comerciais em Abuja e Lagos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)