Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

EUA: Amigos do Facebook convencem sequestrador a entregar-se

O homem de 22 anos que forçou a evacuação de um arranha-céus da cidade norte-americana de Pittsburgh, mantendo um refém em seu poder durante mais de cinco horas, acabou por entregar-se às autoridades depois de receber apelos dos seus amigos no Facebook. Minutos antes, deixara mensagens na rede social que indiciavam a vontade de suicidar-se.
21 de Setembro de 2012 às 19:42
Jovem de 22 anos foi escrevendo mensagens no Facebook durante o sequestro
Jovem de 22 anos foi escrevendo mensagens no Facebook durante o sequestro FOTO: D.R.

A intervenção dos amigos de Klein Michael Thaxton foi decisiva, mas esteve longe de ser bem encarada pelas autoridades, que ajudaram a evacuar o prédio pouco depois das 08h00 (hora local), quando o jovem subiu até às instalações da firma de investimentos CW Breitsman, onde terá dito que tinha um engenho explosivo.

"Esperamos que os amigos parem de comunicar com ele no Facebook e deixem que os nossos negociadores, treinados para esse fim, tomem conta da ocorrência", disse o chefe da Polícia de Pittsburgh, Nate Harper, citado pela edição online do 'USA Today'.

A página de Klein Michael Thaxton no Facebook apresenta uma fotografia em que o jovem de 22 anos aparece em tronco nu e ainda imagens estilizadas do presidente dos EUA, Barack Obama, entre Benjamin Netanyahu e Mohammed Ahmadinejad, líderes de Israel e do Irão, respectivamente. 

Segundo relatos de pessoas que se encontravam no local, o homem entrou no Three Gateway Center e dirigiu-se para um dos andares de cima do edifício de 24 andares, um dos mais altos da cidade do estado da Pensilvânia.

Klein Michael Thaxton escreveu no Facebook que estava cansado da vida e havia "perdido tudo". Mais tarde, dirigiu uma mensagem ao seu pai, dizendo-lhe que "não seria preciso desperdiçar mais dinheiro" em si.

Muitas centenas de trabalhadores das empresas que ocupam o prédio foram conduzidos para o exterior do edifício.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)